sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Espertões

Há tempos as pessoas me irritam. Não se trata de coisa de mimado, "pêra de geladeira". É um sentimento forte, que me faz ter raiva mesmo. Algumas situações já descrevi por aqui, como a da música no ônibus ou propagandas de shoppings. Mas algumas outras me tiram do sério a ponto de, armado, matar. Geralmente essas situações envolvem os "espertões". Gente furando a fila na cara de lata é de doer. Roubar a vaga no estacionamento lotado tb é foda. Injustiças em geral e abuso de poder estão na lista.
Mas a mais emblemática de todas, a meu ver, é o desgraçado que trafega pelo acostamento. Nada pode ser mais irritante do que isso. Se eu tivesse uma bazuca, não sobraria roda sobre roda. O pior é constatar que, por causa desses espertões, você continua parado, que nem uma anta atolada. Talvez pior do que isso, apenas a sensação de total e completa impunidade, já que a polícia vê e nada faz.
Aconteceu comigo dia 02/01/2010. Estava em Ubatuba, indo em direção a Caraguá. Rio-santos parada. Demorei 6 horas para percorrer 22km. Sentado no banco de trás do Uno do Boca, com a Mi e a Lu, a sensação de impotência diante dos espertões do acostamento me consumia. Não dá pra bloquear a estrada, sob pena de ser injustamente multado. Um herói anônimo ainda fez isso, durante algum tempo, para nossa alegria e desespero dos filhos da puta. Mas uma hora teve de ceder e os espertões seguiram. Apelidamos o destemido motorista de "zorro", embora ele não dirigisse um "Fox".
Resolvi, após algum tempo, tomar uma atitude. Peguei papel e caneta e comecei a anotar as placas dos espertões, com a esperança de poder fazer alguma coisa, algum dia. A ideia inicial era presentear algum guarda rodoviário com aquela lista, mas ela logo foi abandonada. Policial algum multaria alguém baseado em uma lista recebida de um cabeludão barbado no meio da estrada, em trajes de banho. Talvez resolvesse até nos prender, por falso testemunho ou algo do gênero. Anotei, mais ou menos, 100 placas, cerca de 10% ou menos do total de espertões que nos ultrapassaram pelo acostamento. Uma hora cansei e fiquei me indagando o porquê de ter feito isso e cheguei à conclusão de que foi uma tentativa de me vingar dos espertões. Não podia multá-los de verdade então criei essa brincadeira...
A Michelle foi mais direta. Escreveu em letras garrafais, no verso de um calendário, a palavra "ESPERTO". Pra cada um que passava, ela esticava a plaquinha. As reações foram diversas. Teve quem se escondesse de vergonha, quem desse risada, quem reclamasse e até passageiros dos veículos espertões que nos apoiaram. Um otário emparelhou e cantou "é preciso saber viver" para nós. Inacreditável, mas o filho da puta ainda achava que estava certo. Era constrangedor e poderia acabar mal, caso as pessoas do abuso de autoridade - outra chaga nativa - resolvessem nos cobrar explicações. Vai saber o que se passa na cabeça de quem acha que acostamento é estrada e foda-se todo mundo...
Enfim, após seis longas horas dentro do carro, cheguei ao meu destino, aliviado por não ter mais de conviver com esse tipo de gente e pensando em alguma maneira de me vingar. E pensei em duas. Envolvendo esse blog.
Vejamos: uma das formas de me vingar dos espertões é fazer com que muitas pessoas saibam quem eles são - ou ao menos que carros dirigem. Para tanto, basta divulgar aqui as placas e carros dos envolvidos, além de distribuir spams com a lista e ver no que dá. Não sei se é ilegal, mas tanto faz.
A outra forma seria, além de divulgar as placas, sutilmente sugerir aos leitores que quebrassem os retrovisores e faróis, arranhassem a lataria, esvaziassem os pneus e cometessem outras maldades com esses carros. Imagine a reação do dono ao sair do cinema, depois de ter fulado fila, e ver seu precioso carro todo depenado. Lindo! Com certeza é ilegal, mas é justo. Justiça e legalidade nem sempre andam de mãos dadas.
Ser processado por incitação à violência ou coisa que o valha seria uma punição com sabor de prêmio.
Publicar ou não?, eis a questão.



Um comentário:

  1. Pois é brother, apesar de nao ter lhe enviado a lista prometida, a mesma seguirá em breve ao teu email.

    ResponderExcluir